HomeGrade CulturalSusana Vieira apresenta “Uma Shirley Qualquer” no Theatro Bangu Shopping.

Susana Vieira apresenta “Uma Shirley Qualquer” no Theatro Bangu Shopping.

Susana Vieira apresenta “Uma Shirley Qualquer” no Theatro Bangu Shopping.

Com versão brasileira e direção de Miguel Falabella, espetáculo faz temporada dias 6, 7, 13 e 14 de maio no Theatro Bangu Shopping.

Depois de uma bem-sucedida temporada de três meses em São Paulo, Susana Vieira desembarca em Bangu para uma curtíssima temporada de duas semana com o espetáculo “Uma Shirley Qualquer”.

As apresentações acontecem dias 6, 7, 13 e 14 de maio.
Casada, mãe de dois filhos, Shirley Valentim (Susana Vieira) convive com o pior tipo de solidão: aquela que se sente mesmo estando acompanhado. E atire a primeira pedra quem nunca conversou com as paredes em uma situação como essas! Elas podem não ser as companheiras mais eloquentes, mas ao menos sabem ouvir – coisa rara hoje em dia. Que o diga Shirley! É com elas que a protagonista divide suas angústias, buscando entender aonde foram parar seus sonhos. E também as situações inusitadas e pra lá de engraçadas que marcam sua trajetória. Quando surge uma oportunidade de conhecer a Grécia com sua melhor amiga Wanda, sem a família, Shirley decide embarcar nessa viagem – uma divertida jornada ao encontro do seu verdadeiro eu.

Shirley está cansada da indiferença do marido, Joel, cuja principal preocupação é saber se terá carne no jantar. Os filhos Milandra e Jorge cresceram e só se lembram da mãe na hora dos problemas. Com o passar dos anos, no lugar da mulher cheia de anseios e vontade de viver fica aquela que se deixa levar por situações comuns do dia a dia, que nem de longe se parecem com as boas memórias que tem da juventude. E que mesmo assim não deixa a peteca cair.
Mas quando Shirley Valentim passou a ser uma Shirley qualquer?  Atrás dessa resposta, ela cria coragem e embarca com destino à Grécia escondida de Joel. É um voo rumo à liberdade, à possibilidade de reencontro com a menina sonhadora e cheia de vida que Shirley foi um dia. E um passaporte para dias surpreendentemente fora do normal.

Os dilemas da protagonista são tão dela quanto nossos e podem fazer parte da rotina de qualquer espectador.

Shirley fala do ser humano, daquele instante em que se percebe que o tempo passou e a vida ficou parada em alguma esquina. E mostra que nunca é tarde para recomeçar e tomar um bom vinho branco para encarar os fatos com leveza e bom humor, até quando tudo parece estar dando errado.
O espetáculo conquista plateias do mundo inteiro desde sua primeira versão, em 1986, quando estreou em Londres, sendo agraciado com o prêmio Laurence Olivier Awards de melhor comédia e melhor atriz (Pauline Collins). Em 1989, entrou em cartaz na Broadway e Pauline Collins levou para casa o Tony Award. No mesmo ano, estreou a versão cinematográfica, também com Pauline Collins, indicada ao Oscar e Globo de Ouro, e vencedora do British Academy Film Award.
Agora a comédia “Shirley Valentine”, de Willy Russel, ganha nova montagem brasileira, intitulada “Uma Shirley Qualquer”, com Susana Vieira no papel principal e versão brasileira e direção de Miguel Falabella. Depois de passar por Vitória, Belo Horizonte, Campinas, Santos, Porto Alegre e São Paulo, o espetáculo chega a Bangu.


Bastidores
A intérprete da personagem-título, Susana Vieira, apaixonou-se pela peça à primeira leitura. “Quando Miguel me entregou o texto, fiquei encantada, fascinada pelo humor da personagem, pela força e coragem que ela tem de ir atrás da felicidade. Shirley vai à luta. Todas nós mulheres temos várias coisas dela, por mais diferentes que possamos ser”, conta. A atriz ressalta que, apesar da dureza da vida, Shirley jamais perde o bom humor. E, se as paredes são a companhia da personagem, Susana tem plateia como confidente: “É um monólogo, mas não me vejo sozinha em cena. Somos o público e eu”, celebra.
O texto passeia pela comédia com muita sutileza, gerando uma identificação imediata do público. A versão de Miguel Falabella, assim como o original de Willy Russel, traz um olhar afetivo sobre o ser humano e as relações familiares. Com uma abordagem longe de estereótipos e personagens cheios de verdade e sede de vida, o espectador é levado da gargalhada ao nó no peito em segundos. “O humor é a forma mais verdadeira e humana de chegar ao coração das pessoas”, exalta Falabella.
A parceria entre Susana e Miguel tem uma longa história e rendeu um dos maiores sucessos do teatro brasileiro: a peça “A Partilha” (1990), que gerou a bem-sucedida continuação “A Vida Passa” (2000). “Eu e Susana tivemos um encontro de vida e estamos sempre juntos, é uma festa”, vibra Falabella. A recíproca é verdadeira e a atriz garante que trabalhar junto com o autor e diretor mudou sua carreira. “A minha vida artística se divide entre antes e depois do Miguel. Tenho uma carreira muito feliz, mas, fazendo ‘A Partilha’, ele nos uniu para sempre. É um prazer imenso, porque ele é um grande diretor, que tira o que o ator tem de melhor. E, como somos dois comediantes, damos risada de tudo o tempo todo. Temos o mesmo tempo de comédia. Somos amigos para sempre”, festeja Susana.
Ficha Técnica
Versão Brasileira e Direção: Miguel Falabella
Estrelando: Susana Vieira
Produção Geral: Sandro Chaim
Cenário: Marco Aurélio Pacheco
Figurino: Karla Vivian
Designer de Luz: Adriana Ortiz
Trilha Sonora: Sérvulo Augusto
Produtor Executivo: Edgard Jordão
Realização: Chaim Produções


SERVIÇO:

UMA SHIRLEY QUALQUER
Theatro Bangu Shopping – Rua Fonseca nº 240 Shopping Bangu, Bangu
Temporada: 6, 7, 13 e 14 de maio.
Horário: Sábado às 21h e domingo às 19h.
Classificação: 12 anos.
Gênero: Comédia
Duração: 90 minutos.
Ingresso: R$ 80,00 (plateia e balcão).
Capacidade do Teatro: 574 lugares.
Telefone do teatro: 21 2401 3631
Mais informações: https://www.facebook.com/TheatroBanguShopping
Horário de funcionamento da bilheteria: De segunda a domingo, das 10 às 22h, inclusive feriados.
Reservas para grupos: Nina Barreto – ninabarreto@brainmais.com
Somente pelo telefone: (21) 97024-7426
Horário de atendimento – De Segunda a Sábado de 14h às 21h.
Acessibilidade: Elevadores, rampas de acesso e assentos especiais
Estacionamento no Bangu Shopping


Assessoria de Comunicação – Theatro Bangu Shopping
Minas de Ideias Comunicação Integradaascom@minasdeideias.com.br
www.minasdeideias.com.br


Siga-nos no Instagram

Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment