HomeCircuito CinemaPhenonema Festival 2019 leva cinema fantástico para São Paulo e Paraty

Phenonema Festival 2019 leva cinema fantástico para São Paulo e Paraty

Phenonema Festival 2019 leva cinema fantástico para São Paulo e Paraty

Realizada de 28/11 a 13/12, mostra competitiva traz estreias nacionais
de filmes como
Blood Machines” e “In Search of Darkness”, além de programação com curtas e debates

Depois da bem-sucedida estreia em 2018, o Phenomena Festival, mostra internacional competitiva de cinema fantástico, realiza sua segunda edição. Durante cerca de 15 dias, as cidades de São Paulo e de Paraty recebem uma seleção de chillers, de thrillers e de outros delírios: são mais de vinte longas inéditos e dezenas de curtas.

Dramas estranhos, comédias surreais e documentários assustadores integram a programação, como as aguardadas estreias nacionais de “Blood Machines” e de “In Search of Darkness“. A primeira é uma ficção “neon-cósmica” dirigida por Seth Ickerman: parece algo que foi perdido no final de 1979, descoberto novamente em 1983 e finalizado em 2019. A trilha sonora do artista francês Carpenter Brut promete deixar os fãs de música com sintetizadores malucos. Já o segundo, é um documentário com mais de quatro horas de duração que explora os icônicos filmes e diretores do cinema americano de horror dos anos 1980. Ele traz entrevistas com nomes de peso, como John Carpenter, Joe Dante, Brian Yuzna, Stuard Gordon e Barbara Crampton.   

Outro destaque entre os longas é a animação “To Your Last Death“, de Jason Axxin. Dublado por Ray Wise (“Twin Peaks”) e Morena Baccarin (“Deadpool”), o filme ultraviolento, bizarro e insano é uma história de vingança repleta de viagens temporais.  

O festival também apresenta “Deerskin“, o novo longa do cineasta francês Quentin Dupieux, conhecido por seu estilo ousado e absurdo, e realiza a exibição de aniversário de 40 anos do clássico “Alien: O Oitavo Passageiro“, de Ridley Scott, que é acompanhado pelo documentário sobre a gênese do filme, o “Memory: Origins of Alien”.

 

Na ala dos curtas, há preciosidades como o aterrorizante “1996“, found footage do diretor Rodrigo Brandão. “Usamos do formato VHS, abraçando todos os seus defeitos, para trazer nostalgia e estranheza ao mesmo tempo. É a nossa visão de uma bizarra história brasileira”, diz Brandão, que mostra sua versão dos acontecimentos sobre alienígenas na cidade de Varginha.

Inédito no Brasil, “The Haunted Swordsman” tem direção de Kevin McTurk, especialista em efeitos especiais que integrou produções como a série “Stranger Things” e o filme “Hellboy”, de Guillermo del Toro. Nesta produção de marionetes artesanais ambientada em um mundo de demônios e fantasmas, um samurai solitário e sua companheira, uma cabeça cortada e amaldiçoada, buscam vingança.

Falando em “Stranger Things”, os amantes da série não podem perder o curta “How To Be Alone“, dirigido por Kate Trefry, que também assina os roteiros da série da Netflix. “Meu objetivo original para o filme era expor segredos estranhos, embaraçosos e assustadores que mantemos trancados dentro de nós, onde eles esperam o momento em que estamos sozinhos para atacar. Eu queria mostrar às pessoas o absurdo de nossos medos mais sombrios e lembrá-las de que uma fobia poderosa é realmente apenas uma evidência de uma mente ainda mais poderosa”, diz Trefry sobre sobre o curta estrelado por Maika Monroe (“It Follows”, “The Guest”) e Joe Kerry (“Stranger Things”).

Os vencedores da mostra competitiva serão premiados com o troféu Apophenie e prêmios em dinheiro nas principais categorias.

PROGRAMAÇÃO
S
ão Paulo
28/11 (Abertura)
Local: Galeria Olido
19h30 – The Beach House

29/11
Local: Galeria Olido
15h – His Master’s Voice
17h – Aniara
19h – Seleção de curtas: Strange Encounters

30/11
Local: Galeria Olido
16h – Seleção de curtas: Hall of Mirrors
18h – Seleção de curtas: Mundane Fears
20h – Happy Face

1º/12
Local: Galeria Olido
15h30 – Blood Machines
17h – In Search of Darkness

3/12
Local: Galeria Olido
16h – Blood and Flesh
18h – Seleção de curtas: Dreamscape
20h15 – Homewrecker

4/12
Local: Galeria Olido
16h30 – To Your Last Death
18h30 – Werewolf
20h – Feral

10/12
Local: CCSP
15h30 – Murder Rock

Local: Matilha Cultural
18h – Seleção de curtas: Nightmares Xtreme
20h20 – To Your Last Death

11/12
Local: CCSP
15h40 – Alien

Local: Matilha Cultural
18h30 – Seleção de curtas: Monster Cinema
20h30 – Blood Machines

12/12
Local: CCSP
15h – Memory Origins of Alien
17h – In Search of Darkness

13/12
Local: CCSP
17h – Murder Me Monster
19h – Seleção de curtas: Funhouse
20h30 – Deerskin

Paraty
6/12
Local: Cinema da Praça
16h – O Gigante de Ferro
18h – Ghost Master
19h45 – Feral

7/12
Local: Cinema da Praça
16h – O Serviço de Entregas da Kiki
18h – Trabalho Sujo
20h – Alien

8/12
Local: Cinema da Praça
16h – Bill & Ted: Uma Aventura Fant
ástica
18h – Happy Face
20h – Santa Sangre

Confira detalhes da programação e outras informações em phenomenafest.com.

SOBRE O CINE PHENOMENA
Desde 2014, o cineclube dirigido por Cauê Castelo promove exibições mensais de cinema fantástico e suas vertentes. Já foram realizadas mais de cem exibições em espaços culturais renomados da cidade de São Paulo, como o Centro Cultural São Paulo, o MIS e o Mirante 9 de Julho. Em outubro, o projeto realizou a primeira edição de uma mostra competitiva, o Phenomena Festival, com exibição de mais de 80 filmes nacionais e estrangeiros.

SERVIÇO
Phenomena Festival
Quando: 28 de novembro a 13 de dezembro
Onde: São Paulo – Galeria Olido (28/11 a 4/12; Av. São João, 473), Centro Cultural São Paulo (10 a 13/12; R. Vergueiro, 1000) e Matilha Cultural (10 e 11/12; R. Rêgo Freitas, 542)Paraty – Cinema da Praça (6 a 8/12; R. Mal. Deodoro, 3, Centro Histórico)
Quanto: Grátis a R$ 4

FICHA TÉCNICA
Curadoria e direção Geral: Cauê Custódio
Produção: Isabella Melo
Arte: Diego Porto
Proje
ção: Matheus Marchetti e Mauricio Hornek
Iluminação: João Paulo Belentani


Assessoria de Imprensa

Mariana Marinho

Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment