HomeGrade CulturalSalvador receberá a primeira edição brasileira do Black Film Festival em 2020

Salvador receberá a primeira edição brasileira do Black Film Festival em 2020

Salvador receberá a primeira edição brasileira do Black Film Festival em 2020

Lançamento será realizado em evento marcado para 05 de Dezembro de 2019, na capital baiana

Salvador, Bahia, 27 de novembro de 2019 – Após 15 anos divulgando a diversidade dentro e fora das telas ao redor do mundo, Fabienne Colas – nomeada uma das 100 mulheres mais poderosas do Canadá e fundadora de oito festivais de sucesso no Canadá, nos Estados Unidos e no Haiti – anuncia com orgulho sua associação à Giros Filmes, por meio da Zaza Produções, para trazer o Black Film Festival para o Brasil. O festival será realizado na capital baiana, Salvador, cidade que abriga uma das maiores populações negras fora da África, em novembro de 2020.

Representantes da mídia e público geral estão convidados para participar do lançamento da 1ª edição do Salvador Black Film Festival (SBFF), que acontece em 5 de dezembro, às 17h, no Espaço Cultural Barroquinha, no Templo Afro-Brasileiro. O evento contará com as presenças do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e do Secretário de Cultura e Turismo da cidade, Claudio Tinoco Melo.

O Salvador Black Film Festival é uma realização da Giros Filmes e da Zaza Produções, com apoio institucional da Prefeitura de Salvador. O evento é filiado aos festivais de cinema negro canadenses da Fabienne Colas Foundation – que engloba o Montreal Intl Black Film Festival, o Toronto Black Film Festival e o Halifax Black Film Festival. Apelidada de “Rainha dos Festivais”, Fabienne e sua equipe possuem mais de duas décadas de experiência e sucesso em festivais. A parceria entre a produtora Zaza e a Giros Filmes reunirá uma equipe com experiência única para construir e desenvolver um festival de sucesso, enquanto posiciona Salvador no circuito de festivais.

“A importância de sediar o BFF em Salvador é conectar esta cidade – com uma das maiores populações negras fora da África – ao cenário internacional do audiovisual. Também ajudará a fortalecer a indústria audiovisual identitária e poderosa do Brasil, melhorando sua cadeia de produção e gerando riqueza. Na terra natal do maior cineasta brasileiro, Glauber Rocha, o festival também será um importante canal para mostrar a história e a cultura de nosso país para o resto do mundo”, diz Maurício Magalhães, cofundador do SBFF e CEO da Giros Filmes.

“É uma honra trabalhar em parceria com a Giros Filmes para divulgar a importante mensagem de diversidade e inclusão em Salvador, na Bahia! Estamos ansiosos para fornecer uma potente plataforma para artistas sub-representados, enquanto alavancamos a força do cinema como provocador de mudanças sociais positivas e de forte impacto econômico”, afirma Fabienne Colas, cofundadora da SBFF e Presidente e Fundadora da Zaza Produções e da Fundação Fabienne Colas.

No evento de lançamento, também serão apresentados a visão do Festival, as metas de programação e as próximas datas. Um coquetel será servido após a apresentação. Será o momento perfeito para tirar fotos, captar imagens e realizar entrevistas.

 

Quando: quinta-feira, 5 de dezembro de 2019 às 17:00

Onde: Espaço Cultural Barroquinha, Templo Afro-Brasileiro – Centro Histórico de Salvador

 

SOBRE OS FUNDADORES

Giros Filmes

Giros Filmes, uma produtora de audiovisuais brasileira com 22 anos de experiência, liderada por Maurício Magalhães, um dos mais respeitados profissionais de Marketing do Brasil e Belisario Franca reconhecido cineasta brasileiro. Com 70 séries exibidas em mais de 40 distribuidores nacionais e internacionais – HBO, Rede Globo, Arte, BBC, History, Discovery, Universal TV; 28 importantes prêmios mundiais – NY Film Festival, International Documentary Association (IDA), Brazilian Film GP, Gramado, Ceara Cine, Documenta Madrid, Montreal Black Film Festival e 20 filmes selecionados pelos mais importantes festivais e mostras do Brasil e do mundo – IDFA, Fipa, Havana Festival, Rio Festival, SP Show. www.giros.com.br

 

Zaza Productions Inc

Zaza Production, fundada por Fabienne Colas, é uma empresa de consultoria dedicada, entre outras coisas, ao desenvolvimento de negócios, estratégias de comunicação intercultural, criação e gestão de eventos. Fabienne Colas, considerada uma das cem mulheres mais poderosas do Canadá, é atriz, empresária, cineasta, produtora, requisitada palestrante, filantropa e consultora. Ela também é conhecida como a Rainha dos Festivais, criadora e gestora de 8 festivais artísticos de sucesso no Canadá, nos EUA e no Haiti – incluindo o Montreal International Black Film Festival, apresentado pelo Quebecor, que se tornou o maior festival deste tipo no Canadá; bem como o popular Toronto Black Film Festival, apresentado pelo TD Bank. Desde 2005, todos os 8 festivais combinados atraíram cerca de um milhão de espectadores, apoiou mais de dois mil artistas e recebeu convidados de alto gabarito como Harry Belafonte, Spike Lee, Stedman Graham, Danny Glover, Tarana Burke, Martin Luther King III, Dany Laferrière, Wyclef Jean, Alfre Woodard, P.K. Subban, Isaiah Washington, Louie Gossett Jr., Jennifer Holness, Clement Virgo, Souleymane Cissé e muitos outros.

www.FabienneColas.com

Salvador Black Film Festival

www.SalvadorBlackFilm.com | info@SalvadorBlackFilm.com


Nacional / Brasil – Atômica

 

Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment