HomeGrade CulturalPreludio 21 convida Duo Santoro, em concerto gratuito, neste sábado, 30, no Centro Cultural Justiça Federal

Preludio 21 convida Duo Santoro, em concerto gratuito, neste sábado, 30, no Centro Cultural Justiça Federal

Preludio 21 convida Duo Santoro, em concerto gratuito, neste sábado, 30, no Centro Cultural Justiça Federal

No mês de aniversário de seus 21 anos, grupo carioca de compositores convida gêmeos violoncelistas e faz concerto em homenagem ao saudoso integrante Sergio Roberto de Oliveira.

crédito:Stefano Aguiar

Neste próximo sábado, dia 30, às 15h, a série de concertos gratuitos promovidos pelo grupo de compositores Prelúdio 21 terá como convidado o Duo Santoro, formado pelos irmãos violoncelistas Paulo e Ricardo Santoro, em um programa totalmente dedicado ao violoncelo. O duo irá interpretar obras dos atuais compositores do grupo e também de um de seus fundadores, Sergio Roberto de Oliveira (a música “Ao Mar”, escrita para os gêmeos), falecido em 2017. Hoje, o Prelúdio 21 é formado pelos compositores Alexandre Schubert, Caio Senna, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Pauxy Gentil-Nunes.

Prelúdio 21

Sete compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea em geral, através da organização de recitais e de palestras abertas ao público com compositores brasileiros e estrangeiros para apresentarem seus trabalhos, visando o intercâmbio de experiências. De lá pra cá, o grupo amadureceu e se estabeleceu como um dos mais importantes grupos de música contemporânea do país, virando referência internacional. Desde 2008, o Prelúdio 21 realiza sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, com uma média de público de 70 pessoas por concerto, com um total de mais de 600 espectadores por temporada. A série se estabeleceu como a mais importante da música contemporânea brasileira. Neste ano, a série terá ainda outros oito concertos, sempre no último sábado de cada mês, às 15h, até novembro. Em dezembro, o concerto de encerramento será no segundo sábado do mês, dia 10.

 

A série se destaca como a única permanente de música contemporânea na cidade do rio de janeiro, e vem sendo considerada uma das mais importantes do Brasil. O grupo já foi objeto de artigo na revista científica “Hodie” (“Grupo Prelúdio 21 – Uma Perspectiva”) que estuda justamente sua série que acontece há 8 anos ininterruptos no Centro Cultural Justiça Federal. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.

 

O grupo segue sua trajetória com importantes resultados já apresentados como temporadas com mais de 1000 espectadores e concertos em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e Oi futuro, além da já consagrada série no Centro Cultural Justiça Federal.

 

Serviço:

30 de novembro, sábado  – Prelúdio 21 convida Duo Santoro

Horário: 15h

Centro Cultural Justiça Federal – Teatro

Av. Rio Branco, 241 – Centro

Tel. (21) 3261-2550

Entrada Franca – Distribuição de senhas meia-hora antes

 

Classificação Livre

Programa:

Caio Senna – “Variações”

 

Pauxy Gentil-Nunes – “Três Canções”

 

Neder Nassaro – “Pêndulo”

 

Alexandre Schubert – “Duo para violoncelos”

 

  1. Orlando Alves – “Intermitências III”

 

Marcos Lucas – “Che Gli Uccelli nel Cielo”

 

*Sergio Roberto de Oliveira – “Ao Mar”

 

*escrita para o Duo Santoro pelo compositor e ex-integrante do Prelúdio 21

Crédito-J.Orlando-Alves

 


Fábio Cezanne

Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte

Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment