HomeCabine de Imprensa & Crítica“Predestinado: Arigó e o espírito do Dr. Fritz”, Crítica.

“Predestinado: Arigó e o espírito do Dr. Fritz”, Crítica.

“Predestinado: Arigó e o espírito do Dr. Fritz”, Crítica.

Com direção  de Gustavo Fernandes e elenco afinado  Predestinado Arigó e o Espírito do Dr. Fritz nos apresenta a história dentro da (história que ouvimos falar) ou nem a conhecíamos.

José Arigó muito bem representado por (Danton Mello, Sessão de Terapia, Um Lugar ao Sol)  encarna Arigó com uma simplicidade, que sua entrega nos convence de crenças que aquém foram muito duvidosas em sua época (1950, 1970) período que  o médium Arigó fez as cirurgias espirituais pelo espírito do Dr. Fritz.

Dr. Adolf Fritz, médico Alemão falecido na Primeira Guerra Mundial.

Arigó/ Danton é um homem simples de uma pacata cidade em que a religião Católica exercia um poder nas famílias e essas viviam no crivo da igreja, sua esposa é Arlete, devotada e mãe de seus 7 filhos, muito bem representada por (Juliana Paes – Pantanal, Caminho das Índias) que se transforma na sofrida costureira que vê seu marido sendo perseguido pela igreja e por médicos.

Zé Arigó nos conta o que é ser um médium, e sua lida é vista em parte em Predestinado, e fica muitas perguntas: aguentaríamos, acreditaríamos nele, em Dr.Fritz, ou estaríamos sendo juízes cegos pelos preconceitos de algo tão ameaçador?

(Marcos Caruso -Páginas da Vida, Quanto Mais Vida, Melhor!) é o Padre Anselmo, amigo ou perseguidor de Arigó?

Sua interpretação é coesa e rígida, folgo em afirmar que Caruso consegue com facilidade conquistar os seus expectadores.

Mas como não seria só a igreja a perseguir esse homem simples e grandioso,  os homens de bem, insultados pelas cirurgias espirituais, fazem o mesmo movimento e vemos a participação especialíssima de (Marco Ricca- Renascer, Segredos de Justiça)  o Juiz Barros.

Dr.Fritz aparece? Tivemos essa curiosidade!

O Espirito do médico Alemão é vivido pelo ator  de Game Of Thrones! Of course!  James Faulkner .

O ator inglês também interpretou Paulo de Tarso nos cinemas, Paul, Apostle of Christ (2018).

A vida de Arigó permeia muitos acontecimentos e envolveu um leque cosmopolita de pessoas, alcançou e chamou a atenção de uma época, entre essas pessoas um se destaca até hoje: Chico Xavier, sim o médium!

Estiveram juntos, se conheciam?

Nesse elenco seleto vimos (Cassio Gabus Mendes, Vale Tudo, Éramos Seis) Cícero.

(Alexandre Borges- Avenida Brasil, Verão 90)  o senador Lucio Bittencourt, um político “predestinado” a estar com Zé Arigó.

Em destaque o ator (Sérgio Cavalcante, Toro) que interpreta o médico Tulio,  perseguidor implacável do médium.

Mas entre caminhos áridos, Zé foi cercado de amigos, e estiveram com ele: Dr. Jair/Mauricio de Barros, Carcereiro vivido por Ravel Cabral, Orlandinho, Carlos Meceni e Jorge, Aldo Bueno.

(Antonio Saboia- Santos Dumont, Rotas do ódio, Bacurau) é o juiz Felipe, chega em meio ao caos deixado por seu antecessor e é compelido a averiguar de perto, quem é esse que ameaça os grandes da cidade, as cenas ganham interesse e importância.

O elenco também foi formado pelas crianças Benício Itiberê, Otávio Melo, Luis Guilherme e Davi Jadum, interpretando, respectivamente, os filhos Haroldo, Sydney, José Tarcísio e Ery.


Considerações :

“Predestinado: Arigó e o espírito do Dr. Fritz”,  é um alento em nosso pós-pandemia,  aguça a nossa curiosidade, o tema não é preso em um conceito único, sendo Arigó, não um personagem, mas um homem simples José Pedro de Freitas,   que viveu sua época e cumpriu a sua difícil missão.

Com direção de Gustavo Fernandez e o roteiro de Jaqueline Vargas, o filme é espetacular, cena a cena, nos emociona, e causa em nós uma empatia que é liberta de dogmas ou religiões, não precisando que o telespectador tenha conhecimento do tema visto.

Não precisando de pré-requisitos!

A fotografia é suave, engrandece a trama do filme, as cenas ligadas sem erro, elegantemente apresentadas.

A trilha sonora dá o tom de cada personagem e cena, perfeitos!

Não vimos exageros,  vimos cada personagem muito bem representados por seus atores, todos estão afinados entre si.

um filme para vermos muitas vezes, nos conquista e nos apresenta quem foi Arigó, antes desconhecido e dono de preconceitos injustos, de uma época.

Voltem aos cinemas,  o cinema é a melhor diversão.

Nota:9,0


Ficha Técnica
Produtor: Roberto d’Avila, Fabio Golombek e James Guyer
Diretor: Gustavo Fernandez
Roteirista: Jaqueline Vargas
Direção de Fotografia: Uli Burtin
Direção de Arte: Antônio de Freitas
Trilha Sonora: Gus Bernardo
Produtoras: Moonshot Pictures, FJ Produções e The Calling Production
Coprodutoras: Paramount Pictures e Camisa Listrada BH
Distribuidora: Imagem Filmes

Elenco
Danton Mello, Juliana Paes, Marcos Caruso, Alexandre Borges, Marco Ricca, Cássio Gabus Mendes. João Signorelli, James Faulkner, Antonio Saboia, Benício Itiberê, Otávio Melo, Luis Guilherme, Davi Jadum, Ravel Cabral, Matheus Fagundes, Mauricio de Barros, Sérgio Cavalcante, José Trassí, Aldo Bueno e outros.

Gênero: Drama

Inadequação:

Drogas lícitas e Violência

Duração:108 minutos

Predestinado: Arigó e o espírito do Dr. Fritz teve muitas cenas filmadas em Congonhas.

Filmagens do Filme na cidade de Congonhas.

O filme estreia nos cinemas em 01 de setembro de 2022

Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment