HomeGrade CulturalFESTIVAL LIVMUNDI de sustentabilidade realiza edição digital de 3 a 9 de outubro

FESTIVAL LIVMUNDI de sustentabilidade realiza edição digital de 3 a 9 de outubro

FESTIVAL LIVMUNDI de sustentabilidade realiza edição digital de 3 a 9 de outubro

FESTIVAL LIVMUNDI de sustentabilidade 

realiza edição digital de 3 a 9 de outubro

O LivMundi – uma das principais plataformas de vida sustentável do país – vai realizar em outubro seu festival, que inspira o público na reflexão sobre a causa socioambiental e convoca a sociedade para ações transformadoras. O evento, que acontece desde 2016 na Cidade do Rio, será 100% virtual e poderá ser acessado de qualquer lugar do Brasil, com 50 atividades gratuitas para adultos, jovens e crianças. A temática desse ano será Futuros Impensados e sugere uma reflexão sobre nossas lembranças e sensações nesse tempo porvir. As inscrições já estão abertas no site www.livmundi.com

 

De 3 a 9 de outubro, o LivMundi 2020 apresentará práticas de saúde, autoconhecimento e bem-estar, oficinas, encontros e diálogos que promovem a cultura da sustentabilidade. A programação reúne convidados como Ailton Krenak, Bayo Akomalafe, Benki Piyãko, Carlos Nobre, Daniel Wahl, Lygia Pereira, Marcos Palmeira, Monica De Bolle e Susan Andrews, entre outros, e também inclui atrações culturais, como performances e shows, com curadoria do Observatório de Favelas. As atividades – que pela primeira vez estarão disponíveis para todos os brasileiros – serão gravadas ou transmitidas de locais icônicos do Estado do Rio de Janeiro, como Bondinho Pão de Açúcar, Paineiras, Arena Dicró, Parque Lage e Lagoa de Araruama, maior laguna de água salinizada do mundo. 

 

“O objetivo do LivMundi é trazer mais pessoas para conversas e ações sobre sustentabilidade, estimulando a troca, novos hábitos e novas conexões para uma vida mais simples, consciente e saudável”, diz Luciane Coutinho, idealizadora do movimento.

Para conectar o público com o tema e sensibilizar a comunidade sobre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sustentabilidade, o LivMundi 2020 vai mostrar como cada atitude afeta não só as nossas vidas como o futuro das próximas gerações. A ideia é estimular a adoção de hábitos mais conscientes e a conexão com o planeta. 

 

“Temos o dever, como seres criativos e inteligentes que somos, de encarar com coragem uma nova forma de viver e consumir.  A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2030 como a Década da Restauração de Ecossistemas, a mais importante da nossa existência. Devemos até lá remover da atmosfera 26 giga-toneladas de gases de efeito estufa e restaurar ecossistemas degradados a um padrão que permita nosso planeta retomar a sua condição de regeneração plena”, afirma Luciane Coutinho.

 

Intitulado Somos Todos, Somos Um e embalado pela canção Eu Todo Mundo, de Arnaldo Antunes, o vídeo do LivMundi 2020 (http://bit.ly/livmundi2020) faz um chamado urgente para a causa socioambiental e mostra alguns dos parceiros do LivMundi e convidados desta edição, entre eles Ailton Krenak, Marcos Palmeira, Ana Santos, Gabriela Kapim e a Orquestra Maré do Amanhã.

 

Outra novidade deste ano é o LivMundi Brota, criado para dar continuidade ao movimento. O projeto – que acontece em paralelo ao festival e se estende até junho de 2021 – tem como objetivo engajar o público mais jovem, de 14 a 30 anos. Todos serão convidados a escrever uma carta para si mesmos no futuro e a contar, em palavras e imagens, como desejam se lembrar desse período. Uma “cápsula do tempo” que conecta presente e futuro, criando memórias individuais e coletivas do que vivemos agora e da direção para onde queremos caminhar quando tudo isso passar. A partir dessas histórias, o LivMundi criará um acervo para compartilhar de forma digital e presencial quando acabar o isolamento social.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL LIVMUNDI 2020

3 A 9 DE OUTUBRO

PAINÉIS DE DIÁLOGOS

Serão realizados 14 encontros com convidados brasileiros e internacionais, com o objetivo de inspirar a reflexão, o pensamento criativo e a busca por soluções para os desafios atuais e do futuro. 

CONVERSAS 

Conversas sobre temas diversos (7 no total), como ciência e astrologia, saneamento e regeneração do planeta a partir da alimentação.

TERRITORIOS RJ 

Histórias e conteúdos exclusivos relacionado a três territórios de ação do LivMundi: a Lagoa de Araruama, o Parque Nacional da Tijuca e a Serra da Misericórdia. 

OFICINAS 

Serão oferecidas 7 oficinas virtuais de compostagem, separação de resíduos, entre outros temas, para crianças, jovens e adultos.

ATIVIDADES DE AUTOCONHECIMENTO E BEM-ESTAR

A cultura da sustentabilidade também abrange autoconhecimento e qualidade de vida. O LivMundi promoverá 7 atividades de bem-estar com o objetivo de cuidar do indivíduo para que ele esteja pronto para se permitir refletir e promover a transformação.

FEIRA 

A tradicional feira do LivMundi será levada para o ambiente digital. No site do LivMundi o público poderá visitar a feira que engloba produtos alimentícios, moda&design e livros, com a curadoria da Junta Local, Vale das Palmeiras, Coletivo Z, Diferente e LivMundi.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E SHOW 

Com curadoria do Observatório de Favelas, haverá 7 apresentações de artistas das periferias. Além disso, o LivMundi vai apresentar um grande show, que será anunciado em breve.

LIVMUNDI SABER – MARÇO A JUNHO/21

Os encontros de sensibilização do LivMundi serão realizados com crianças de seis escolas públicas da Região dos Lagos, para que compreendam o sistema geográfico, biológico, socioeconômico e cultural no qual estão inseridos e relacioná-los com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU. Ao final do projeto será realizado um evento simbólico para reunir, em junho 2021, as escolas participantes dos encontros de sensibilização. 

ATIVIDADES:

PAINÉIS DE DIÁLOGOS

1. INCERTEZA COMO ATIVO DO PORVIR (Sábado, 03 de outubro | 10h – 11h30)

Tudo é impermanente. A transformação é manifestação de vida. Aqui, um convite para deixarmos a ilusão do controle, baseado no que conhecemos até hoje, e nos jogarmos no desconhecido, um campo de infinitas possibilidades. Não se pode controlar o por vir, se pode cuidar, a cada momento, para que emerja em fluxo contínuo e potente, impermanente e imprevisível. Contar com a incerteza pode ser um ativo? Como saber viver no fluxo dinâmico dos acontecimentos? Como desenhar processos regenerativos a partir do futuro emergente?

Convidados confirmados: Fábio Scarano e Daniel Wahl, com mediação de Anna Tornaghi

2. REALIDADES INVISÍVEIS (Domingo, 04 de outubro | 10h – 11h30)

Desde o “Penso, logo existo! “, a sociedade elegeu a razão como senhora dos tempos na idade moderna. No entanto, uma enorme fatia da nossa realidade é não-visível e nos desafia a cultivar outros olhares. A todo momento nossas realidades são construídas de forma multi e interdimensional acessando outras camadas e potências. Que pulsos nos conduzem para além da razão? Que espaços ousamos explorar? Como habitar cotidianamente estes vazios tão cheios de vida?

Convidados confirmados: Carlos Veiga e Susan Andrews com mediação de Paula Gribel

3. TEMPO, TEMPO, TEMPO (Domingo, 04 de outubro | 19h – 20h30)

Construímos uma narrativa de tempo apartada do tempo da Terra. Trocamos a referência do sol e das estações por um conceito de tempo medido mecânica e repetidamente em minutos, horas, dias, absolutamente regulares. Escolhemos nos (des)orientar pelas horas e, costumamos nos deixar apressar por estímulos “urgentes”. Será́ que aceleramos e encurtamos o tempo, nos perdendo do pulso da Terra? Como é sua relação com o tempo? Como seu tempo interno se conecta com o ritmo do planeta? 

Convidados confirmados: Paulinho Moska, Cristine Takuá e Luiz Alberto Oliveira

4. VIDA EM REDE (Segunda, 05 de outubro | 10h – 11h30)

A vida se organiza em rede. Nossos movimentos afetam o outro e o planeta. Estamos mais conscientes sobre o valor das conexões e dos vínculos de confiança que permitem a colaboração, a “cola” das relações neste futuro que se conecta, sente e confia no outro e na rede. Vidas em rede nos mostram as diferenças como complementaridade. Quais os desafios para criar negócios em rede? Como construir relações onde todos ganham? Como construir e viver em redes de colaboração? O que ouvimos de nós mesmos, dos outros e do planeta com o isolamento em rede da quarentena?

Convidados confirmados: Lygia Pereira e Ana Paula Lisboa, com mediação de Isabela Souza

5. IMPACTO DA TECNOLOGIA NAS RELAÇÕES (Segunda, 05 de outubro | 19h – 20h30)

Mesmo nesse tempo em que acessamos uma abundância de redes de informações, recursos e pessoas, ficamos vulneráveis e inseguros em nossas convivências – reais e virtuais. Surge então a “reputação” como moeda que media as conexões entre nossos “avatares”, nublando as fronteiras das relações, baseadas em confiança. Socialmente distantes, muito do nosso convívio se digitaliza, e queremos confiar para conviver. Mas, como afinar os radares para os estragos avassaladores e sistêmicos das fake news? Como lidar com suas estratégias cada vez mais sofisticadas? De que forma a evolução da inteligência artificial pode, de fato, estar a serviço do bem viver? Este diálogo traz dualidades, alertas e encantamentos das evoluções e aplicações de tecnologias em nossas vidas.
Convidados confirmados: Laura Chiavone e Nina da Hora, com mediação de Debora Albu

6. UM AGIR SOCIOAMBIENTAL PARA ORGANIZAÇÕES (Terça, 06 de outubro | 10h – 11h30)
As organizações precisam de melhores práticas ambientais, sociais e de governança, pilares para a prosperidade dos negócios e para o futuro do planeta. Incorporá-las às suas dinâmicas internas, no entanto, é um grande desafio a ser conquistado a partir de múltiplas visões de mundo para dar conta da complexidade do contexto. É possível desenvolver soluções, cultivar a transparência e cuidar de mais do que a imagem corporativa? Como não usar novos discursos para sustentar velhas práticas? Como adotar critérios e modelos mais regenerativos nas organizações? Qual é o papel da liderança nessa mudança de olhar?

Convidados confirmados: Carlos Nobre e Tarcila Ursini, com mediação de Pedro Telles

7. A CRIATIVIDADE TRANSFORMANDO O MUNDO (Terça, 06 de outubro | 19h – 20h30)
A arte e suas múltiplas linguagens são parte da história de todas as comunidades humanas, e foi a partir delas que muitos movimentos e culturas nasceram. Em meio a tanto caos e tantos estímulos, como sensibilizar a humanidade para os problemas do mundo? Será que é a partir da arte que a tão desejada consciência socioambiental emergirá? Como florescer uma cultura a partir de um movimento? Como engajar um ecossistema criativo de alta performance em torno de causas globais?

Convidados confirmados: Batman Zavareze, Gabienna e Rodrigo Moran, com mediação de Luciane Coutinho

8. O QUE É VALOR PARA QUEM? (Quarta, 07 de outubro | 10h – 11h30)

Este momento provoca olhar por outros ângulos cada detalhe do nosso cotidiano trazendo novos significados para valor. Vemos acontecer dinâmicas mais colaborativas entre pessoas e negócios, conectando quem precisa com quem oferece. Fazemos uso de “novas moedas”, como tempo, habilidades e talentos para dar conta de demandas reais, com base no que de fato faz sentido. O que temos que pode ser valor para o outro? Como a Economia pode abraçar mais cuidado, inclusão, valores sociais e ambientais, além dos econômicos?

Convidados confirmados: Barbara Terra e Monica de Bolle, com mediação de Ana Lavaquial

9. APRENDER A APRENDER (Quarta, 07 de outubro | 19h – 20h30)

Você já se perguntou como se constrói a Educação? Compartilhamos conhecimento, tocamos e somos tocados pela forma do outro enxergar e se colocar no mundo em cada interação o cotidiana. Quando é tempo de aprender? Em que espaços nos dispomos a acessar a sabedoria ao nosso redor? Quais saberes estão na vivência do território, do corpo, da cidade, do tempo, da relação com o mundo? Como criar condições para aprendermos juntos, de forma orgânica, afetuosa e contínua?

Convidados confirmados: Edgar Gouveia e Dominic Barter, com mediação de Lorena Germano

10. INTERCONEXÕES (Quinta, 08 de outubro | 10h – 11h30)

Nunca havíamos sentido com tanta clareza o quanto somos interligados e conectados uns aos outros e à Terra. Evidenciar e reconhecer essas relações nos provoca um sentimento de conexão, vínculo, presença. E passamos a perceber tempo deslocando a atenção dos pontos de conexão para os fluxos que estabelecemos entre eles. Mas o quanto estamos abertos para nos conectar com o que não conhecemos? Para acolher o desconhecido com uma “disponibilidade amorosa” e nos colocar em relação recíproca? Esta mesa não é sobre respostas, mas sobre que perguntas queremos nos fazer.

Convidados confirmados: Bayo Akomolafe e Benki Piyãko, com mediação de Anna Tornaghi

11. HISTÓRIAS, ESTÓRIAS E OUTRAS NARRATIVAS (Quinta, 08 de outubro | 19h – 20h30)
Nossas sociedades, em geral, se organizam a partir de narrativas e linguagens hegemônicas que definem de onde viemos e, a partir daí, para onde vamos. Na borda do que é hegemônico, há toda a diversidade de versões, histórias (e porque não Histórias?) e outras narrativas que poderiam nos (re)definir e apontar para outras compreensões sobre nosso passado e, logo, orientar novos futuros. Quantas vozes e sotaques tecem uma história? O que o ato de (re)conhecer outras narrativas sobre a História pode nos ensinar sobre o hoje? Como a língua pode ser o trampolim para acessarmos outros ângulos? Qual História queremos contar daqui a 50 anos?

Convidados confirmados: Deyanira Clériga e Pamela Carvalho, com mediação de Fábio Scarano

12. COLABORAÇÃO, CONFIANÇA E CULTURA DE APOIO NAS ORGANIZAÇÕES (Sexta, 09 de outubro | 10h – 11h30)

Em tempos que testemunham transições inevitáveis, é preciso que as organizações percebam o território onde estão inseridas e investiguem novas formas de diálogo. Da centralização para a rede, da competição para colaboração, jeitos de integrar ecossistemas como novos ambientes de negócio, conectados e diversificados. Como trazer à vida um real ecossistema de negócios, baseado em confiança e valor para seus atores? Como impulsionar resultados individuais e sistêmicos, em sintonia com impactos socioambientais positivos? O que é prosperidade nesses ambientes?
Convidados confirmados: Luis Veiga Martins e Martha Oliveira, com mediação de Ana Lavaquial

13. PALESTRA DE ENCERRAMENTO (Sexta, 09 de outubro | 19h)

Ailton Krenak, com mediação de Luciane Coutinho

(2) TERRITÓRIOS RJ

1. LAGOA DE ARARUAMA VISTA DE CIMA (Sábado, 03 de outubro | 16h – 17h) 

As formações naturais da Lagoa de Araruama e seu entorno são raras e únicas. Seus atributos geográficos incluem as dunas, os espelhos d’água salinos e hipersalinos, brejos, vegetação de restinga e uma ocupação que expressa desde conhecimentos tradicionais a grandes processos de urbanização. Toda essa riqueza será apresentada em uma grande tour virtual e visual sobre seu território com apresentação da geóloga Kátia Mansur e do geógrafo Marcelo Motta

. Salinas e Lagoa vermelha

. Dunas de Massambaba – Brejo do Espinho 

. Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo 

. Duna Dama Branca – Cabo Frio

. Forte de São Mateus – Cabo Frio

. Canal de Itajuru – Cabo Frio

. Restinga da Uff  (quase em Iguaba Grande) 

. Área urbana em Araruama

2. BIODIVERSIDADE LAGOS (Domingo, 04 de outubro | 16h – 17h)

A fauna e flora na Região dos Lagos são únicas e exuberantes. Situada sob um enclave climático semiárido em pleno estado do Rio de Janeiro a biodiversidade no entorno da Lagoa de Araruama responde à intesa insolação, salinidade, ventos fortes e pouca chuva. Aves migratórias, vegetação de restinga e peixes foram foco de interesse de pesquisadores como Charles Darwin e das populações locais que aprenderam a usar seus recursos para sobreviver.

Convidados confirmados: Cyl Farney, Fatima Brito e Igor Camacho

Mediação: Marcelo Motta

3. PERSONAGENS RIO (Terça-feira, 05 de outubro | 16h – 17h)

Conversa com figuras representativas de diferentes culturas, etnias e saberes da cidade do Rio de Janeiro para conhecermos um pouco mais das histórias e suas curiosidades. 

Convidados confirmados: Japa e Fábio Chapéu de Couro, Bira, Márcia Regina, José Carlos Alves, Petra de Almeida e Anderson da Silva.

4. CONEXÃO COM ÁREAS NATURAIS DO ESTADO DO RIO (Segunda-feira, 06 de outubro | 16h – 17h)

Convidados confirmados: Viviane Lasmar, Marcelle Felippe e Yan Bonder

5. PERSONAGENS LAGOS  (Quarta-feira, 07 de outubro | 16h – 17h)

Conversa com figuras representativas de diferentes culturas, etnias e saberes da Região dos Lagos para conhecermos um pouco mais das histórias e suas curiosidades. 

Convidados confirmados: Tostão, Clarêncio, Mestre Chonca, Maria Fulô, Andreia Neves, Fábio Batista

6. SOLIDARIEDADE PRESENTE: (RE)AÇÕES EM TEMPOS DE COVID (Quinta-feira, 08 de outubro | 16h – 17h)

A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo o aprofundamento de nossas desigualdades estruturantes. Favelas, periferias, bairros mais pobres de nossas cidades, além de aldeias indígenas, quilombos e comunidades rurais, buscam soluções inventadas para enfrentar a pandemia através de articulações e mobilizações comunitárias e solidárias de comunicação, proteção e atendimento. Quem são os protagonistas destas iniciativas? Quais caminhos foram escolhidos e têm sido trilhados? Quais as lições que ficam de um momento como este?

Convidados confirmados: Buba , Christiane Texeira e Takumã

Mediação: Lino Teixeira

7. BIODIVERSIDADE RIO  (Sexta-feira, 09 de outubro | 16h – 17h)

A atuação dos grupos gestores de dois espaços de maior visibilidade da cidade, consagrados como cartões postais cariocas: o Corcovado e o Pão de Açúcar servem de exemplo de convívio com áreas de conservação. Além da beleza natural e de todos os atributos culturais relacionados a esses ícones da cidade, chamam atenção as ações ambientais desenvolvidas para a conservação, manutenção e valorização dos patrimônios da geodiversidade e biodiversidade neles contidas.

Para ambas as áreas, tanto no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, como no Corcovado, integrado ao Parque Nacional da Tijuca, diversas são as ações de conservação e melhoria da qualidade ambiental para a visitação e relação com moradores e visitantes. Nesse sentido, desenham-se os territórios de atuação que vão além dos limites das unidades de conservação, avançando sobre as relações sociais nele e no seu entorno. Tais ações manifestam-se em projetos de reflorestamento, melhoria de acessos da população, divulgação científica de conteúdos geográficos e ações com as comunidades do entorno em busca de uma sustentabilidade legitimada pelas relações de reais usos e formas de convívio.

Convidados confirmados: Fernando Sousa, Marcelo Skaf 

Mediação: Marcelo Motta

3) OFICINAS

1. PANS: MATOS DE COMER (Sábado, 03 de outubro | 14h30 – 15h30)

Nesta oficina interativa vamos conhecer melhor os matos de comer, também chamados de PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais) e como inseri-los na nossa alimentação diária.

Oficineiro: Ecochef Ana Ribeiro

2. COMO SEPARAR MEU “LIXO: ? (Domingo, 04 de outubro | 14h30 – 15h30)

Percebemos que a sociedade tem muitas dúvidas de como separar os resíduos dentro de casa, o que de fato deve ir para o lixo reciclável e como é realizado o processo. Nesta oficina será indicado a melhor maneira de separação de resíduos, as suas possibilidades e como devemos descartar os materiais corretamente.

Oficineiro: Renata Carijó – CARPE

3. LIMPEZA CONSCIENTE (Segunda, 05 de outubro | 14h30 – 15h30)

Ensinaremos ao público a fazer os seus próprios produtos de limpeza com ingredientes naturais de forma artesanal.

Oficineiro: Clarice Seixas – Beccon

4.COMPOSTAGEM (Terça, 06 de outubro | 14h30 – 15h30)

A oficina se propõe a trabalhar a questão do lixo a partir da compostagem dos resíduos orgânicos e conversar sobre como é possível fazer esse processo em casa. A compostagem é uma boa solução para cuidar do lixo orgânico de forma fácil, limpa e segura, gerando ainda o composto orgânico – excelente para adubar plantas.

Oficineiro: Lucas Chiabi – Ciclo Orgânico

5. MAQUETES DO MUNDO QUE QUEREMOS HABITAR

A proposta da oficina é representarmos, em uma maquete, “tudo” o que precisamos para viver bem, em harmonia com a natureza do nosso planeta, utilizando sucatas e materiais reaproveitados.

Princípios e conceitos da Permacultura, bio-arquitetura e design de sustentabilidade são abordados de forma criativa e divertida, na elaboração de uma maquete de um assentamento sustentável.

A oficina foi criada para incentivar a construção de nossos sonhos, cocriarmos conceitos, repensarmos valores e enxergarmos nosso lixo enquanto material construtivo de um futuro que queremos habitar.

Oficineiro: Pedro Lima – Tree3 (Escola Parque)

6. COSMÉTICA CRIATIVA (Quinta, 08 de outubro | 14h30 – 15h30)

Trataremos a cosmética de uma forma mais criativa, e sustentável, conversando um pouco sobre autocuidado, consumo, autoestima e assuntos que tangenciam essa temática e também apresentaremos maneiras de produzir cosméticos naturais em casa e quais são os benefícios.

Oficineiro: Carol Cronemberger

7.  GERMINAÇÃO DE SEMENTES (Sexta, 09 de outubro | 14h30 – 15h30)

Nesta oficina, vamos aprender sobre germinação de sementes e produção de microverdes, vegetais ultrajovens, super atrativos e coloridos, ricos em sabor e nutrientes, que estão em evidência na gastronomia e mercados no Brasil e no mundo. Além desses benefícios, os microgreens, como também são conhecidos, apresentam vantagens por terem um ciclo de cultivo muito curto. Durante a oficina serão abordadas as diferentes técnicas utilizadas para a germinação de sementes e de produção de microverdes. Será abordada também a técnica de rebrotamento de hortaliças, legumes e sementes!

Oficineiro: Elisanegal Oliveira

(4)ATIVIDADES VOLTADAS PARA O AUTOCONHECIMENTO E BEM-ESTAR

1. TAI CHI KUNG INTUITIVO (Sábado, 03 de outubro | 9h – 10h)

Vivência prática de meditação através do movimento integrando linguagens milenares.

Confirmado: Luís Igreja

2. KIRTAN E SONS QUE CURAM (Sound Healing) (Domingo, 04 de outubro | 9h – 10h)

Os sons, chamados também de Nads, possuem frequências elevadas de cura e são usados para penetrar nos nossos canais energéticos e promover o equilíbrio físico e emocional. A ideia é vivenciar a experiência desses sons curativos e músicas através do Kirtan (apresentação musical de grande elevação frequencial).

Confirmado: Mário Moura

3. MAHA SADHANA  (Segunda, 05 de outubro | 9h – 10h)

Maha Sadhana é uma prática com ensinamentos, mantra, meditação, respiração e posturas. Para essa prática, Lu Brites traz o tema Equilíbrio, a Semente do Amor.

Confirmado: Lu Brites

4. VINYASA YOGA (Terça, 06 de outubro | 9h – 10h)

Um convite para observar seu estado de presença partindo da respiração em sua forma mais natural. Essa aula traz a consciência que yoga é para todos os corpos e que não temos um destino certo a chegar e sim um caminho a apreciar na jornada.

Confirmado: Tayla Candido

5. CIÊNCIA E MEDICINA VIBRACIONAL (Quarta, 07 de outubro | 9h – 10h)

Confirmado: Luiz Augusto de Queiroz

6. AUTOECOLOGIA PELO OLHAR DO ENEAGRAMA (Quinta, 08 de outubro | 9h – 10h)

Nessa palestra vivencial, você vai conhecer melhor o eneagrama, uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual. Cada uma de suas pontas representa um tipo psicológico básico correspondente a formatos de personalidade. O eneagrama serve principalmente como forma de mapear a personalidade do ser humano, trazendo consciência para os padrões de comportamento que são construtivos e destrutivos e oferecendo alternativas para que a pessoa se desenvolva por meio do autoconhecimento.

Confirmado: Camile Milagres

7. YOGA COM HISTÓRIAS (Sexta, 09 de outubro | 9h – 10h)

As crianças vão adorar essa sessão de yoga que João Soares e Rosa Muniz, apresentadores do programa Yoga com Histórias® da TV Cultura, trazem ao LivMundi! 

Confirmado: João Soares e Rosa Muniz

(5) CONVERSAS

1. O ALIMENTO QUE REGENERA A TERRA (Sábado, 03 de outubro | 17h30 – 18h30)

Vamos conversar sobre que paisagens desenhamos a cada vez que escolhemos o que nos alimenta. Explorar formas de regenerar e nutrir ecossistemas florestais complexos produzindo alimento de ótima qualidade. Saborear histórias das comidas, das plantas, do ambiente natural do território que chamamos Brasil. De onde vem seu alimento? O que te nutre, nutre a Terra? Como podemos regenerar nossos corpos e o planeta a partir do que escolhemos comer?

Convidados confirmados: Marcos Palmeira, Namastê, Nanda Barreto

Mediação: Anna Tornaghi

2. ASTROLOGIA É CIÊNCIA NA NOVA ERA (Domingo, 04 de outubro | 17h30 – 18h30)

Uma conversa sobre as previsões para a Era de Aquário, que se anuncia com todas as suas transformações estruturais.

Convidados confirmados: Edu Conte e Paula Gribel

3. SANEAMENTO E SALUTOGENESIS (Segunda, 05 de outubro | 17h30 – 18h30)

Uma conversa sobre saneamento partindo do olhar para harmonia e não para o desequilíbrio. Queremos investigar os fluxos e interações das águas, das populações humanas, e tantas outras vidas que formam nossos ecossistemas. Este é um convite para clareza sobre nossos processos cotidianos, e como eles podem se integrar aos sistemas naturais. Como pensar em saneamento a partir do Bem Viver? Como trazer a perspectiva do processo natural como um todo, do qual somos apenas uma parte?

Convidados confirmados: Lilian Hengleng e Guilherme Castagna

Mediação: Pierre André

4. CÁPSULA DO TEMPO (Terça, 06 de outubro | 17h30 – 18h30)

A Cápsula do Tempo é um espaço pra guardarmos os momentos que vivemos agora e não queremos esquecer. É o primeiro projeto do LivMundi Brota, iniciativa de protagonismo jovem dentro do LivMundi. A Cápsula vem pra conectar o presente de hoje e o presente de amanhã, pra gente não se esquecer dos significados desse momento na história mundial e na história de cada um de nós. É um convite para você se escrever uma carta, postar suas memórias (em fotos, desenhos, vídeos) e convidar mais gente a construir um registro coletivo disso tudo que estamos vivendo. Nessa conversa, vamos conhecer um pouco mais sobre as motivações, histórias e processo criativo por trás do projeto.

Convidados confirmados: Clara Botto, Larissa Franco e Lorena Germano

5. CRIANÇA E NATUREZA: NO ISOLAMENTO E NO FUTURO (Quarta, 07 de outubro | 17h30 – 18h30)

O que é essencial para as nossas crianças? A pandemia nos fez acordar para a falta que temos do contato com a natureza e a potência de estar ao ar livre. Ela também escancarou o fato de que muitas meninas e meninos não têm acesso equitativo à natureza. Estamos vivendo uma enorme tragédia, mas que também pode ser uma oportunidade de transformação e mudança. Que possamos sair dela mais fortes para construir um planeta saudável, de mãos dadas com as crianças, que não se percebem separadas da natureza e anseiam por ela dentro e fora da quarentena.

Convidados confirmados: Daniel Becker

Mediação: Laís Fleury

6. CONSTELAÇÃO FAMILIAR E VISÃO SISTÊMICA (Quinta, 08 de outubro | 17h30 – 18h30)

Uma palestra vivencial sobre a importância da constelação e da visão sistêmica no entendimento sobre quem somos de verdade, pois só conhecendo nossa história podemos transformá-la. Neste encontro, Fernanda Martinez mostrará a potente ferramenta de cura que são as constelações familiares, abordando as peculiaridades do campo morfogenético e trazendo as influências e interferências da visão sistêmica em nossas vidas. Somos todos parte integrante de um todo maior e desequilíbrios nesses sistemas, sobretudo o familiar, podem nos impedir ou nos impelir a caminhos difíceis. Fernanda trará exemplos de possíveis caminhos de transformação e cura

Convidada confirmada: Fernanda Martínez

7. UM CURSO EM MILAGRES (Sexta, 09 de outubro | 17h30 – 18h30)

Nesta palestra, Paulinha Oliveira fala sobre o grande caminho proposto pelo livro Um Curso em Milagres, para alcançar e manter um estado interno de confiança, alegria e paz, com ensinamentos da plenitude da vida por meio da frequência do amor.

Convidada confirmada: Paulinha Oliveira

(6) FEIRA

A feira nesse ano se tornou um marketplace dentro do site do LivMundi com exposição de diversos produtos, dentre alimentação, moda &design e livros, com a proposta de ser uma vitrine de boas compras. A curadoria será feita da seguinte forma:

Alimentícios: Junta Local e Vale das Palmeiras Orgânicos

Moda&Design: Coletivo Diferente

Livros: LivMundi

(7) APRESENTAÇÃO MUSICAL 

Mahmundi (Sábado, 03 de outubro)

(8) PERFORMANCES ARTÍSTICAS

PASSINHO CARIOCA (03 de outubro, sábado | às 18h45)

CINTIA MARIA RICARDO  (04 de outubro, domingo | às 18h45)

SAMBA NONSENSE (05 de outubro, segunda-feira | às 18h45)

SLAM MARÉ CHEIA  (06 de outubro, terça-feira | às 18h45)

JULIO GUERRA (07 de outubro, quarta-feira | às 18h45)

RISCO TEATRAL (08 de outubro, quinta-feira | às 18h45)

LUCIANE DOM (09 de outubro, sexta-feira | às 18h45)

(9) SHOW

MAHMUNDI (09 de outubro, sexta-feira | às 21 hrs)

SOBRE O LIVMUNDI

 O LivMundi é um movimento que promove a cultura da sustentabilidade por meio de experiências e vivências, conectando o público com o tema. O sucesso do Festival rendeu premiações, sendo duas delas internacional – o Prêmio Lusófonos, na categoria Responsabilidade Social; além do Gender Just Climate Solution Award, que premia iniciativas pelo clima lideradas por mulheres.

 

O LivMundi conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, do Grupo GPS, Escola Parque, Bondinho Pão de Açúcar e Grupo Cataratas, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Conta ainda com o Apoio do Consulado dos Países Baixos, Parque Nacional da Tijuca, Observatório de Favelas e Infoview.  

SOBRE A ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende a 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

SOBRE O BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR

Primeiro teleférico implantado nas Américas e o mais antigo em funcionamento no mundo, o Bondinho Pão de Açúcar é a única atração turística a obter a certificação GEN (Global Ecolabelling Network), uma rede global de Identificação Ecológica composta por 27 organizações de rótulo ecológico em todo o mundo e representada no Brasil pela ABNT. O Parque realiza importante trabalho em prol da sustentabilidade, como a gestão dos resíduos sólidos oriundos da visitação e a conservação e recuperação, em uma parceria público privada, da pista Claudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca, que formam o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca – da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Parque ainda desenvolve o projeto educativo-socioambiental Educa Bondinho, que, desde 2015, já recebeu mais 35 mil alunos de mais de 800 escolas públicas e privadas, oferecendo a oportunidade de instituições e professores trabalharem um método educativo de vivência. 

https://www.livmundi.com

https://twitter.com/livmundi

https://www.facebook.com/livmundi

https://www.instagram.com/livmundi/


Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment