a
HomeGrade Cultural“1º Festival Luso-Brasileiro de Comédia” Na Cidade das Artes

“1º Festival Luso-Brasileiro de Comédia” Na Cidade das Artes

“1º Festival Luso-Brasileiro de Comédia” Na Cidade das Artes

 

Três Cidades,  um  Países e uma língua! Parece piada? E é!

Claudio Torres Gonzaga Divulgação

Vem aí um dos maiores eventos do ano dedicado ao humor na língua de Camões: o 1º Festival Luso-Brasileiro de Comédia vem chegando com tudo em maio no Brasil, com apresentações no Rio e em São Paulo, e logo depois atravessa o Atlântico rumo a Lisboa.

 

O que este festival tem de diferente?

Desta vez os artistas terão o desafio de dividir o palco. Dividir mesmo, simultaneamente!! Não acredita? Venha ver, então….

Este festival está totalmente integrado a dois importantes eventos portugueses que ocorrerão aqui no Brasil em maio, o Experimenta Portugal (em São Paulo) e o Portugal 360 (no Rio de Janeiro).

É um evento transversal no universo do humor, com atuações de stand up comedy, debate show, apresentações, filmes, oficinas de teatro e de improvisação. Importantes nomes do humor brasileiro e português integram esse projeto, tais como: Eduardo Madeira (PT), Felipe Ruggeri (BR), Marcinho Eiras (BR), Rey Bianchi (BR), Paulinho Serra (BR), Pedro Miguel Ribeiro (PT), Claudio Torres Gonzaga (BR), Os Improváveis (PT), Hugo de Sousa (PT), Júnior Chicó (BR), Ana Brito e Cunha (PT), Mônica Vale de Gato (PT), entre outros.

A produção do Festival Luso Brasileiro de Comédia está a cargo da TEM Soluções (Teatro Empresarial Motivador e Soluções) e a realização é do Canal Comédia S/A.

Essa inusitada iniciativa bem-humorada dos dois continentes acontece na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, de 17 a 20 de maio; na Unibes Cultural, em São Paulo, dias 18 e 19 de maio; e no Cine Teatro Sâo Jorge, em Lisboa, dias 22 e 23 de maio. Você não pode perder essa oportunidade de diversão garantida.

RIO DE JANEIRO – QUINTA-FEIRA

Abrindo o evento no Rio de Janeiro, dia 17 às 21h30, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, a dobradinha Portugal x Brasil é com Pedro Miguel Ribeiro e Victor Sarro, que foi o primeiro vencedor no Concurso O Mais Novo Talento do Humor do Brasil”, promovido pela Rede Record. Entrou para o primeiro grupo de Standup, o Comedia em Pé, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi trabalhar na Rede Globo. Hoje integra o time do programa no Multishow com Anitta e Jojo Todynho. Pedro Miguel Ribeiro é ator, humorista e argumentista. Faz atualmente parte da equipe de argumentistas da RTP – TV Portuguesa e dá voz a vários personagens de animação para TV e Cinema.

RIO DE JANEIRO – SEXTA-FEIRA

Já no dia 18 de maio, às 21h30, quem aporta no palco da Cidade das Artes para um stand up são: Claudio Torres Gonzaga, Cia Barbixas e o português

Gonçalo Sítima. Claudio Torres Gonzaga foi roteirista de humor da Rede Globo por 20 anos e líder do primeiro grupo de stand-up do Brasil, o Comédia em Pé, já assistido por mais de meio milhão de espectadores.

A Cia Barbixas de Humor é formada por Anderson Bizzochi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna. O grupo se apresenta desde 2004 com espetáculos pelo Brasil e pelo mundo. Destaque para os espetáculos em Breves e Improvável (2007), que hoje é o carro do chefe do trio.

O comediante Gonçalo Sítima é improvisador integrante do elenco fixo do grupo português Os Improváveis. Iniciou seu percurso artístico ao frequentar no Curso de Improviso promovido pel’ Os Improváveis.

RIO DE JANEIRO – SÁBADO

No dia 19, dois stand ups, um às 17h30, com Eduardo Madeira e Rey Biannchi, e fechando a noite, às 21h30, com o Espetáculo de Humor – 1 melhor que o Outro com Paulinho Serra, Felipe Ruggeri, Marcinho Eiras, Mauricio Dollenz e o convidado Eduardo Madeira. O humorista, ator e argumentista Eduardo Madeira nasceu em Bissau, em 1972. Pioneiro da Stand-Up Comedy em Portugal, começou a trabalhar como argumentista nas “Produções Fictícias”. Neste espectáculo, Eduardo Madeira satiriza questões do dia-a-dia e, ocasionalmente, faz imitações de figuras públicas e personagens fictícias. Intercala o seu texto com momentos musicais, também humorísticos.

Já Rei Biannchi é formado em Marketing e autor do livro Deus é Humor – Inteligência Quântica e o Poder da Alegria. Ao abordar temas Comportamentais de Liderança, Gestão de Pessoas, Vendas, Empreendedorismo, além da palestra motivacional normal, Rey criou a palestra Humortivacional onde mescla humor, temas acadêmicos e corporativos.

RIO DE JANEIRO – DOMINGO

No último dia do evento, duas atrações: Espetáculo Teatral às 16 horas com o grupo Palco Literário que dá outra roupagem para a peça o Auto da Banca do Inferno. Essa obra é de Gil Vicente, autor Português, que relata uma amostra da sociedade do século XVI, porém os assuntos são extremamente atuais. A peça se passa em um porto onde os candidatos são julgados, de uma forma sarcástica, por um diabo e sua atrapalhada assistente e um anjo pouco convencional. Assim, os candidatos são dirigidos a uma das barcas em cena, a do inferno ou a da glória. E fechando o evento no Rio, às18h, debate entre dois diretores, o português Hugo de Sousa, que no momento integra a direção da novela Orgulho e Paixão, e Claudio Torres Gonzaga. Os dois prometem um bate papo animado sobre os desafios de entreter, através da caixinha mágica, chamada TV. A palestra é com entrada gratuita mediante cadastro.

Hugo de Sousa estudou na Arts International, UK. Começou a trabalhar na produtora de televisão “Plural Entertainement Portugal” em 1999 onde se manteve até 2017 como Realizador e Director de Artístico. Entre as várias novelas que dirigiu e realizou, destaca-se a série juvenil “Morangos com Açúcar” que se manteve no ar durante nove anos e a telenovela “Meu Amor” vencedora de um International Emmy Award em 2010, dois anos mais tarde foi nomeado novamente para os International Emmy Awards com a novela “Remédio Santo”.

SÃO PAULO – SEXTA-FEIRA

E da Cidade Maravilhosa, Rey Biannchi e Eduardo Madeira partem, dia 18, para Unibes Cultural, em São Paulo. Os paulistanos poderão assistir o evento às 17h e 20h. Já às 19h se apresentam Pedro Miguel Ribeiro, Junior Chicó e um convidado local num show de stand up de tirar o fôlego. Às 21h, fechando o primeiro dia do evento o Espetáculo de Humor – 1 melhor que o Outro com Paulinho Serra, Felipe Ruggeri, Marcinho Eiras, Mauricio Dollenz e Pedro Miguel Ribeiro

SÃO PAULO – SÁBADO

No dia seguinte outra oportunidade para dar boas risadas às 20h com o português Pedro Miguel Ribeiro e o brasileiro Victor Sarro dividindo o palco com suas histórias hilariantes. Fechando o festival paulistano, as 21h, Cláudio Torres Gonzaga, Gonçalo Sitima dos Improváveis e um convidado brasileiro(a) surpresa que vocês vão adorar.

LISBOA – TERÇA – FEIRA

E em terras lusitanas os brasileiros também farão a dobradinha. No dia 22 de maio, de 17h às 20h exibição de curtas Humor – Luso Brasileiros. Fechando o dia, às 22h30, Victor Sarro e Pedro Miguel Ribeiro.

LISBOA – QUARTA-FEIRA

No dia 23, das 17h às 22h, mais uma rodada de curta Humor-Luso Brasileiro das 17h às 19h. Às 19h Debate Show com o tema: Humor Feminino Luso Brasileiro com Ana Brito e Cunha, Mônica Vale de Gato e Abbadhia Vieira. Às 21h, apresentação de um Espetáculo de IMPROVISAÇÃO com Os Improváveis e Anderson Bizzochi (da Cia Os Barbixas). E fechando todo o festival, às 22h30, Eduardo Madeira e Claudio Torres Gonzaga.

Abbadhia Vieria não queria ser atriz. Ela sofria com um pânico terrível de falar em público, fato que começou a atrapalhar muito sua carreira no mercado corporativo. Sendo uma pessoa criativa e inquieta, resolveu ingressar na universidade de teatro para estudar o comportamento diante do público de forma mais intensa. Ao longo do curso, logo percebeu que os exercícios teatrais e atuações a estavam ajudando a vencer seus bloqueios, a humanizar seus erros e o melhor: a rir de tudo aquilo. E hoje ela não para mais de empreender por meio do riso e da arte de representar.

Ana Brito e Cunha tem como um de seus papéis mais marcantes a cômica em Baía das Mulheres e Bárbara Rodrigues em Jura, Foi apresentadora no programa infantil rito e Jardim da Celeste, papel pelo qual ainda é reconhecida entre os portugueses. Estreou em teatro de revista na peça HIP HOP’arque!, no Teatro Maria Vitória, no Parque Mayer.

Monica Vale de Gato é a autora da página do facebook A Caixa de Areia, que aborda todos os assuntos com muito humor. Na palestra Show, será uma das participantes e colocará em pratos limpos tudo o que pensa sobre mulheres na comédia no eixo Brasil Portugal.

Quer saber mais?? Acesse www.lusobrasileirodecomedia.art.br

Waleria de Carvalho/ Assessora de Imprensa

 


Compartilhe com:
Quanto vale este artigo?

Produtora, atriz e Agente Cultural formada pelo curso: PADEC, CECIERJ do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Produz espetáculos de Teatro e realizou a sua primeira direção profissional para o público infantil no espetáculo Os Saltimbancos de Chico Buarque de Holanda. Trabalha a 5 anos no SATED-RJ, produzindo as oficinas e palestras da instituição. É produtora da Rádio Revolução, rádio inclusiva que fica situada dentro do Instituto Nise da Silveira no Engenho de Dentro. Acredita em uma sociedade que dê direito de oportunidades para todos. Que a Cultura e Educação não seja restrita.

[email protected]

Nenhum comentário

Deixe um comentário