HomeCircuito Cinema“Vazante”, de Daniela Thomas, lança trailer oficial.

“Vazante”, de Daniela Thomas, lança trailer oficial.

“Vazante”, de Daniela Thomas, lança trailer oficial.

Vazante, primeiro filme solo de Daniela Thomas, que codirigiu Linha de Passe (Palma de Ouro de Melhor Atriz em Cannes 2008)Terra Estrangeira ao lado de Walter Salles, lança trailer oficial.

O roteiro é assinado por Daniela e pelo produtor Beto Amaral, fundador da Cisma Produções. O filme foi realizado com o patrocínio da Petrobras e é uma produção Dezenove Som e Imagens, Cisma Produções e Ukbar Filmes, em coprodução com a Globo Filmes. A distribuição será feita pela Europa Filmes com estreia prevista para novembro de 2017.

A primeira exibição do longa ocorreu no Festival Internacional de Cinema de Berlim onde foi escolhido para ser Opening Film da mostra Panorama. O filme se passa em 1821 e fala sobre escravidão, casamento forçado, mestiçagem fruto do assédio, exploração sexual das negras e hierarquias de poder.

O longa se passa nas serras pedregosas das Minas Gerais, depois da economia local, que era baseada na extração de diamantes, ter entrado em colapso. O ator português Adriano Carvalho vive Antonio, um patriarca do século XIX, que ao voltar de uma longa viagem conduzindo uma tropa de escravos descobre que sua mulher morreu em trabalho de parto. A estreante Luana Nastas é Beatriz, menina que lhe é dada em casamento. Na ausência do marido, Beatriz fica sozinha com os escravos. Solidão, incomunicabilidade e preconceito levam a uma espiral de violência.

Vazante teve como locação principal a fazenda Ribeirão, uma mansão do século XVIII a uma hora de estrada de terra da cidade histórica do Serro, em Minas Gerais. Para o filme, o ator Toumani Kouyaté abriu as portas da comunidade de seus conterrâneos da África subsaariana refugiados em São Paulo, e Rodrigo Siqueira, diretor do documentário Terra Deu Terra Come, indicou os caminhos para uma dezena de comunidades quilombolas da região Diamantina, de onde foi arregimentado o elenco da senzala. Para compor a fotografia de época, foi chamado Inti Briones (fotógrafo dos últimos filmes de Raoul Ruiz); e Valdy Lopes JN e Cassio Brasil, para a direção de arte e figurino, respectivamente. O som ficou a cargo de Vasco Pimentel (Meu Querido Mês de Agosto). Rosemary Paiva foi a maquiadora. A montagem foi feita por Estevan Schilling e Tiago Marinho. 

SINOPSE
Minas Gerais. Século XIX. De volta à casa, depois de longa viagem conduzindo uma tropa de escravos, Antonio (Adriano Carvalho) descobre que a mulher morreu em trabalho de parto. Sentindo-se sozinho e isolado em uma fazenda improdutiva, busca um novo casamento com Beatriz (Luana Nastas), uma menina muito jovem, que frustra seus planos de ter filhos. Antonio volta às expedições negociando escravos e gado. Sozinha na imensa propriedade, Beatriz encontra nos escravos sua companhia. Uma traição implode a família em uma espiral de violência, que é o anúncio dos ventos da mudança.
Elenco:(Antonio – Adriano Carvalho), (Beatriz – Luana Nastas), (Dona Ondina – Sandra Corveloni), (Dona Zizinha – Juliana Carneiro Da Cunha), (Bartholomeu – Roberto Audio), (Feliciana – Jai Baptista), (Líder – Toumani Kouyate),
(Virgílio – Vinicius Dos Anjos), (Jeremias – Fabrício Boliveira), (Joana – Geisa Costa), (Manuel – Alexandre De Sena)
(Porfírio – Adilson Maghá), (Maria Joaquina – Maria Isadora), (Francisca – Kelle Das Graças Lopes), (Domingas – Maria Helena Dias/Mantega), (Naninha – Dinah Feldman), (Padre – Vasco Pimentel), (Benguela – Adão de Fátima Gomes), (Sebastião – Adelsson Gonçalo Higino) e (Inácia – Maria Aparecida de Jesus Fátima).

Ficha Técnica:
Diretora – Daniela Thomas
Roteiristas – Daniela Thomas e Beto Amaral
Produtores – Beto Amaral, Maria Ionescu e Sara Silveira
Coprodutores – Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola
Produtor Associado – Fernando Meirelles
Diretora de Produção – Cristina Alves
Diretor de Fotografia – Inti Briones
Diretor de Arte – Valdy Lopes JN
Som – Vasco Pimentel
Montadores – Estevan Schilling e Tiago Marinho
Figurinista – Cassio Brasil
Maquiagem – Rosemary Paiva
Uma Produção – Dezenove Som e Imagens, Cisma Produções e Ukbar Filmes
Coprodução – Globo Filmes
Distribuição – Europa Filmes

Sobre Daniela Thomas

Daniela Thomas é diretora de cinema, cenógrafa, roteirista e dramaturga. Foi co-realizadora de Terra Estrangeira, um dos filmes ícone da retomada do cinema brasileiro nos anos 90, e teve seus outros longas – realizados em parceria com Walter Salles – em competição nos principais festivais internacionais de cinema. Linha de Passe foi agraciado com a Palma de Ouro de Melhor Atriz, em Cannes, para Sandra Corvelloni. Recebeu também o Grand Prix e mais 4 outros prêmios no Festival de Havana e O Primeiro Dia recebeu o Ariel de Melhor Filme Estrangeiro, no México, além de prêmio de Melhor Direção e roteiro no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Daniela concebeu os cenários de inúmeros espetáculos de teatro e ópera em vários países. Seus muitos prêmios como cenógrafa incluem a Triga de Ouro da Quadrienal de Praga. É designer de exposições nacionais e internacionais e desenvolve a museografia de exposições permanentes, como o Museu do Futebol no estádio do Pacaembu em São Paulo. Foi um dos diretores da Flag Handover ceremony na Olimpíada de Londres em 2012 e da Cerimônia da Abertura das Olimpíadas Rio 2016 além de conceber a direção de Arte e cenografia do espetáculo.

Filmografia selecionada:
Insolação (2010) Direção de Daniela Thomas e Felipe Hirsch
Linha de Passe (2007) Direção de Daniela Thomas e Walter Salles
Paris, Je T’aime (2006) Direção de Daniela Thomas, Gus Van Sant, Tom Tykwer, Alexander Payne, Gena Rowlands, Alfonso Cúaron e Os Irmãos Coen.
O Primeiro Dia (1998) Direção de Walter Salles e Daniela Thomas.
Terra Estrangeira (1996) Direção de  Walter Salles e Daniela Thomas.
DEZENOVE SOM E IMAGENS
Dezenove Som e Imagens foi fundada pelo cineasta Carlos Reichenbach e a produtora Sara Silveira, em 1991, em parceria com a produtora Maria Ionescu, com o objetivo de produzir curtas e longas-metragens independentes para o mercado nacional e internacional. Desde então, a empresa tem produzido alguns dos mais memoráveis filmes brasileiros. Tanto como produtora quanto como coprodutora, com parceiros brasileiros ou estrangeiros, a Dezenove tem constantemente apresentado seus filmes ao redor do mundo, em festivais de cinema internacionais pelos últimos 25 anos.
Entre os mais recentes filmes produzidos pela Dezenove estão: Avanti Popolo, de Michael Wahrmann, que participou do Festival de Roma, premiado como Melhor Filme da Mostra Cinema XXI; O que se move, de Caetano Gotardo, premiado como Melhor Filme na IV Semana dos Realizadores; Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra, que participou na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2011; Girimunho, de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, que participou da secção Orizzonti do Festival de Veneza, premiado pelo Interfilm Award; e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes. 

CISMA PRODUÇÕES
A CISMA Produções foi fundada por Beto Amaral em 2003 focando em projetos autorais de cinema, teatro e artes visuais. A CISMA levou para o cinema a aclamada parceria de Felipe Hirsch e Daniela Thomas no teatro com o premiado filme Insolação (2009), exibido no Festival de Veneza. Produziu o longa-metragem Vazante (2016), com direção de Daniela Thomas. Em 2017, lançará o novo filme de Daniela ThomasO Banquete, no circuito de festivais. No teatro, foi responsável por Kollwitstrasse 52 (2012), O Inverno da Luz Vermelha (2010, Prêmio Shell de melhor direção), entre outros projetos. A CISMA fez várias exposições de video-arte de cineastas reconhecidos como Eija-Liisa Ahtila e Chantal Ackerman.

UKBAR FILMES
UKBAR FILMES é uma produtora portuguesa dirigida por Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola. Entre muitos outros, coproduziu Pontes de Sarajevo, presente na Seleção Oficial de Cannes 2014, filme com segmentos de realizadores como Jean-Luc Godard ou Teresa Villaverde; Florbela, de Vicente Alves do Ó, vencedor de seis prêmios Sophia e um dos filmes mais vistos em 2012, em Portugal; e Virgem Margarida, de Licínio Azevedo, que arrecadou mais de 20 prêmios em todo o mundo e continua a sua carreira em festivais.

GLOBO FILMES
Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 200 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, dramas e aventuras, apostando na diversidade e em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como Que Horas Ela Volta?, Tropa de Elite 2, Se Eu Fosse Você 2, 2 Filhos de Francisco, O Palhaço, Getúlio, Carandiru e Cidade de Deus – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.

EUROPA FILMES 
Desde 1990 no mercado de distribuição, hoje a Europa Filmes, empresa de Wilson Feitosa, garante um local de destaque entre as distribuidoras independentes ao levar ao público importantes obras do cinema nacional e internacional. Títulos inesquecíveis e premiados como O Paciente InglêsO Pianista, Menina de Ouro, O Segredo de Brokeback Mountain, O Segredo de Seus Olhos e Quem Quer Ser Um Milionário? ficam ao lado de grandes destaques do cinema nacional, como Central do Brasil, Olga, O Invasor, Tainá, Os Normais, A Grande Família, Lula – O Filho do Brasil e Tropa de Elite 2. A empresa tem um grande destaque nas coproduções de cinema brasileiro, participando juntamente com os produtores, na captação de recursos para produções, fazendo parcerias, participando cada vez mais ativamente na coprodução de conteúdo brasileiro.


Assessoria de Imprensa

Share With:
Rate This Article

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

No Comments

Leave A Comment