Sobre o Cidade da Mídia
a
HomeVocê Sabia?A Pantera Cor-de-Rosa e seu Inspetor Jacques Clouseau.

A Pantera Cor-de-Rosa e seu Inspetor Jacques Clouseau.

A Pantera Cor-de-Rosa e seu Inspetor Jacques Clouseau.

Peter de Sellers e a trilha sonora inconfundível de Henry Mancini, eternizaram o sobretudo bege da Scotland Yard  em A Pantera Cor-de-Rosa, um clássico indiscutível protagonizado espetacularmente mais  tarde por Steve Martin, que viveu o personagem de Closeau no cinema em 2006 e 2009.

pantera-cor-de-rosa (24)

The Pink Panther/MGM

The Pink Panther Theme – Henry Mancini ao vivo.

Vamos saber mais dessa panterinha tão simpática:

A Pantera Cor-de-Rosa é um dos desenhos mais antigos que continua em exibição atualmente.
A sua primeira aparição foi em 1964, quando apareceu numa abertura de uma longa-metragem chamada “A Pantera cor-de-rosa”.

A série de 6 filmes conta a história do Inspetor Jacques Clouseau, que estava em busca do diamante Pantera-cor-de-Rosa. O personagem, da pantera, surge quando chamaram Friz Freleng e David DePatie para criar uma pequena animação que servisse de abertura para o filme.
A sua aparição surge com um andar elegante de poucos minutos, contudo, suficiente para encantar o público.
Produzida de 1964 a 1980 pelo estúdio de animação americano “DePatie-Freleng Enterprises”, foram lançados cerca de 120 episódios com média de 6 minutos de duração cada. O sucesso foi enorme e a música tema The Pink Panther Theme” ficou mundialmente conhecida. Para além de aparecer no inicio do filme, aparecia também nos créditos finais e mais tarde apareceu também incluída nos pôsteres. O primeiro cartoon de 1964 ganhou um Oscar de curta animada.
Com o sucesso do curta animação mais episódios foram lançados da pantera. Estes eram completamente mudos. Mais tarde surgiu uma série da pantera com voz, mas esta foi um fracasso, com isso, as produções sonoras terminaram e a pantera continuou a ser muda.
Até hoje a pantera é um dos mais famosos desenhos animados e um dos favoritos do público.
Foram realizadas diversas séries da pantera, cada uma com um temas diferentes. Mais recentemente a última série produzida da pantera foi em 2011.
Há mais 50 anos que a pantera é sucesso mundial!

maxresdefault

A Pantera Cor de Rosa/ logo filme

Curiosidades sobre as filmagens:

O papel de Inspetor Clouseau foi originalmente oferecido ao ator Peter Ustinov, que o recusou.
Como Cláudia Cardinale não falava inglês, suas falas foram inteiramente dubladas.
Para emagrecer o suficiente para interpretar o Inspetor Clouseau, Peter Sellers tomou pílulas de dieta durante quase um ano.
Apesar da a Pantera Cor-de-Rosa do título se referir à uma joia, nos créditos de abertura do filme há um desenho animado protagonizado pelo personagem Pantera Cor-de-Rosa, e essa introdução tornou-se padrão nos demais filmes baseados no Inspetor Clouseau.

Filmes da Pantera:
Um tiro no escuro (1964) Jacques Clouseau, vivido pelo ator britânico Peter Sellers.
Inspetor Clouseau, o terceiro filme da série (1968), Jacques Clouseau vivido pelo ator britânico Peter Sellers.
A volta da pantera cor-de-rosa (1975),Jacques Clouseau vivido pelo ator britânico Peter Sellers.
A nova transa da pantera cor-de-rosa (1976), Jacques Clouseau vivido pelo ator britânico Peter Sellers.
A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978) É o sexto da série The Pink Panther e o último com Peter Sellers.

Estava previsto mais um, que se chamaria Romance of the Pink Panther, mas Sellers veio a falecer vítima de um enfarte em 1980. Partes deste trabalho foram documentados no livro Peter Sellers – A Celebration.


Na Trilha da Pantera Cor-de-Rosa (1982), com Peter Sallers:
Peter Sellers morreu em 1980, por isso, ele morreu a meio das filmagens do filme, não tendo grande participação, por isso o realizador recolheu cenas de outros filmes para o homenagear e para concretizar o devido projeto.
No filme, o realizador optou pelo desaparecimento de Clouseau para disfarçar a morte do protagonista.
Como no filme anterior, pensavam que o inspetor estava morto, seria demasiado repetitivo voltar a dizer o mesmo neste filme.
Peter Sellers ainda entra na primeira meia hora do filme.


A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa (1983)É o oitavo filme da série A pantera cor-de-rosa. A trilha sonora é novamente assinada por Henry Mancini e como Clouseau o ator Roger Moore.

O filme foi a segunda produção realizada após a morte de Peter Sellers, o antigo astro da série. No primeiro, Trail of the Pink Panther, foram usadas fotomontagens e antigas cenas de Sellers como o Inspetor Clouseau. Desta feita houve a tentativa de relançar a série com um novo personagem, o detetive estadunidense Clifton Sleigh, igualmente incompetente e desastrado como seu antecessor. Ele é chamado à França para investigar o desaparecimento de Clouseau.


O filho da Pantera Cor-de-Rosa (1993), foi o nono filme da série da Pantera Cor-de-Rosa, iniciada 30 anos antes. Dessa vez o protagonista é o patrulheiro Jacques Gambrelli (Roberto Benigni), filho ilegítimo do Inspetor Clouseau. Roteiro do diretor, Madeline Sunshine e Steve Sunshine, com os personagens criados por Edwards e Maurice Richlin.

Curiosidades:
Claudia Cardinale interpretou uma princesa no primeiro filme da série A Pantera Cor-de-Rosa (1963). Aqui ela é Maria Gambrelli, papel de Elke Sommer no segundo filme, Um tiro no escuro.
Antes de Benigni, o diretor Edwards tinha considerado para o papel Kevin Kline, Rowan Atkinson, Gérard Depardieu e Tim Curry.


A Pantera Cor-de-Rosa (2006), Jacques Clouseau protagonizado por Steve Martin.
Principais Prêmios e Indicações: MTV Movie Awards 2006 (EUA).

A Pantera Cor de Rosa 2 (2008), é a continuação do filme de 2006 A Pantera Cor de Rosa. Assim como o primeiro, o filme é estrelado por Steve Martin e Jean Reno. A direção é de Harald Zwart, que anteriormente dirigiu O Agente Teen. O filme estreou nos EUA no dia 6 de fevereiro de 2009 e no Brasil no dia 20 de fevereiro de 2009.


A Pantera Cor de Rosa foi criada e dirigida  por Blake Edwards, os dois últimos filmes (2006 e 2009) foram dirigidos por Shawn Levy (2006) e Harald Zwart em 2009.

sellerspeter03

Peter Sellers/foto: MGM

Não existe “O melhor Inspetor Clouseau”, existe “O” Inspetor Clouseau, também conhecido como Peter Sellers.


 

cidade-da-midia-logo-site-rj-sanny

Nossa página no Facebook

Compartilhe:
Quanto vale esse artigo

Natural de Brasília, carioca de coração. Artista Plástica, desenhista, poetisa e fotógrafa. Começou cedo nas artes, fazendo caricaturas dos amigos ainda no Colegial, fez desenho livre no Oberg Cursos de Desenho e seus quadros seguem o realismo, tendo como mestres Edward Hopper, Gustave Caillebotte e Amadeo Modigliani. Em sua estante tem biografias como de Walt Disney, Victor Hugo e Tony Blair entre outros que fizeram história. Na fotografia desde 2005, fez revelação de fotos em laboratório, época da fotografia Analógica, se rendeu a era digital tendo fotos publicadas em sítios de fotógrafos como o site Olhares e o Fine Art, ambos tendo autores portugueses em sua maioria e participou de muitos Workshops desde então, sendo um deles ministrado pelo grande fotógrafo português Manuel Madeira. Como boa pisciana, arrisca algumas poesias, tendo algumas publicadas no site “Pensador”. Fez exposições de seus quadros em 2014. Se define como amante das artes e dispara que nada sabe, o aprender acontece todos os dias. Colaboradora de vários sites de mídias, com trabalhos publicados em muitos lugares de destaque.

sanny@cidadedamidia.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário